Destaques


Calendário de Reuniões Decidido no Comando de Greve dxs Servidorxs - Novembro de 2016

dia 2 (quarta-feira), das 9h às 12h: debate sobre a PEC 55 (antiga 241)
local: Teatro Mário Lago, no Complexo São Cristóvão do CPII.

dia 2 (quarta-feira), às 12h: abraço ao CPII, no Complexo São Cristóvão.

dia 3 (quinta-feira). às 9h: reunião do Comando de Greve dxs Servidorxs
pauta: Excepcionalidades
local: Sede do Sindscope.

dia 3 (quinta-feira), às 13h: Assembleia geral.
local: Teatro Mário Lago.
pauta: Informes; Conjuntura; Greve; Excepcionalidades.

dia 4 (sexta-feira), às 9h: Reunião sobre a decisão do STF referente ao corte de ponto.
Local: Sede do Sindscope.

dia 7 (segunda-feira), às 9h: Reunião do Comando de Greve dxs Servidorxs
pauta: Deliberações da Plena do Sinasefe.
local: Sede do Sindscope.

dia 7 (segunda-feira), às 17h: abraço ao CPII - campus Tijuca.

dia 8 (terça-feira), às 7:30: reunião com os responsáveis de SCI 

Dia 8 (terça-feira), 14h: Proposta de data da Reunião do Comando Unificado - a ser levada pelos Núcleos de Base às Ocupações.
Local: a definir.⁠⁠⁠⁠






AGENDA DAS OCUPAÇÕES



DEBATE DÍVIDA PÚBLICA


NOSSA RESPOSTA Á PERGUNTA DO ANSELMO DE GÓIS PUBLICADA NO JORNAL O GLOBO




Anselmo, a pergunta é outra. Será que esses servidores não poderiam nunca mais ter que fazer protestos?

Mas vamos responder à sua pergunta, esperando que você a publique para que toda a sociedade saiba que não nos furtamos a respondê-la.

- Claro que sim! Desde que o Estado empreenda políticas públicas capazes de garantir as condições necessárias para o trabalho que fazem em busca de um ensino de qualidade! Desde que servidores, estudantes, pais/responsáveis por estudantes, a imprensa e outros setores da sociedade se juntem para exigir essas condições, deixando de tratar servidores do CP II em luta como inimigos.


PLANTÕES JURÍDICOS DE AGOSTO E SETEMBRO 2016





ASSEMBLEIA GERAL ORDINARIA DA ADCPII



Deliberações da Assembleia da ADCPII - 21 DE Junho 2016


I - POSIÇÕES POLÍTICAS APROVADAS PELA ASSEMBLEIA


A assembleia reafirmou a importância da  luta unificada no Colégio Pedro II e posicionou-se:

Contra:


·         a proposta da Escola sem Partido;

·         os PLs 257/16 e 241/16;

·         o governo ilegítimo Temer;

·         o decreto de “Estado de Calamidade Pública do Estado do Rio de Janeiro”  assinado pelo governador em exercício Francisco Dornelles em junho de 2016.

Defende:


·         novos concursos públicos;

·         auditoria da dívida pública;

·         servidores públicos em greve.


Apoia:


·         A luta dos servidores estaduais do RJ e dos demais estados. Assim como as ocupações das escolas organizadas pelos estudantes;

Foi referendado pela assembleia as moções e textos publicados nos boletins da ADCPII. Assim, foram aprovados os encaminhamentos dados pela diretoria em relação ao golpe institucional em curso, a situação dos servidores estaduais e a ocupação das escolas estaduais pelos estudantes.

II - ENCAMINHAMENTOS APROVADOS

1 - DEBATES  no Colégio Pedro II


Promover  debates em conjunto com as outras entidades, sobre a “Escola sem partido” e “Dívida Pública”.


2  - VÍDEOS


Serão produzidos dois vídeos com objetivo de estimular a discussão sobre a “escola sem partido” e a “dívida pública”. Assim como, incentivar a participação da comunidade nos dois debates acima.


3 - ESTUDOS


O GT carreira iniciará um estudo sobre a “dívida pública”. Todos estão convidados a participar.


4 - SOBRE OS CONTRATOS TEMPORÁRIOS


  1. Solicitar ao Reitor o estudo prometido,  em audiência, sobre os professores em contrato temporário, substituto e atual força de trabalho. Em paralelo solicitar o mesmo documento aos chefes de departamento.

  2. Se necessário retornar com pedido de nova audiência na reitoria.


5 - ESTATUTO DO COLÉGIO


Promoção de reunião de conselho ampliada, no dia 27/06/2016, às 18:30h na ADCPII, com o objetivo de discutir o estatuto/estrutura do colégio.


6 - II ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (ENE)

Encaminhar a discussão de uma greve unificada da educação e de uma greve unificada geral.




Entrevista no Programa Faixa Livre

Programa Faixa Livre

        


NOTA DA ADCPII EM APOIO AO SINDSCOPE

A diretoria da ADCPII - Associação de Docentes do Colégio Pedro II – vem por meio desta nota demonstrar sua solidariedade com o SINDSCOPE, repudiando a intimação de seus coordenadores gerais por parte do Ministério Público Federal, assim como a exigência de apresentação de listagem com os nomes dos sindicalizados, indicando quais são os docentes.​  Não aceitaremos a naturalização de mecanismos autoritários e arbitrários de intimidação que visem o cerceamento da livre manifestação do pensamento, garantida a todo cidadão brasileiro através do artigo 5 da Constituição federal. Associar-se, promover amplos debates, manifestar-se são diretos garantidos, que os servidores públicos federais do Colégio Pedro II preservam e defendem. Exercemos nossas atividades comprometidos com uma educação pública, laica, plural e de excelência; apoiamos as práticas que questionam e desnaturalizam todas as formas de violência material e simbólica. Nosso papel é capacitar nossos alunos para participarem efetivamente de uma sociedade livre!

Diretoria da ADCPII, outubro de 2016.   

Clique aqui se deseja baixar a nota em PDF           


  FESTA DOS PROFESSORES


PEC 241/2016

NÃO A PEC 241/2016 - Auditoria Cidadã da Dívida




O PL257/2016 E O ESFACELAMENTO

                       DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

Está tramitando em regime de urgência o Projeto de Lei Complementar n. 257/2016, que: "Estabelece o Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal; altera a Lei nº 9.496, de 11 de setembro de 1997, a Medida Provisória nº 2.192-70, de 24 de agosto de 2001, a Lei Complementar nº 148, de 25 de novembro de 2014, e a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000; e dá outras providências" [Leia a proposta na íntegra]. Após apreciação em diversas Comissões, este PLP deve ser votado na próxima segunda-feira, dia 1/8.

Vocês devem estar se perguntando: o que, na prática, representa a aprovação deste projeto de lei??

O PLP 257/2016 representa uma ameaça ao serviço público, uma vez que, traz como estratégias para o ajuste fiscal: o congelamento de salários, a suspensão de concursos públicos, elevação da alíquota de contribuição previdenciária, alterações do regime jurídico de servidores ativos e inativos, dentre outros. Tudo isso com um objetivo claro de aumentar a receita para pagamento da Dívida Pública.


O GT Carreira da ADCPII divulgou no Boletim Eletrônico do dia 3/6/2016 algumas considerações sobre o PL 257 [Leia aqui].

Para entender o que está por trás do PL 257, sugerimos a leitura de alguns textos produzidos pela Auditoria Cidadã da Dívida [Conheça a página da ACD aqui]:


  • Por um Brasil com Futuro – Não ao Refinanciamento Extorsivo Da Dívida Com Os Estados (PL 257): http://goo.gl/3eHz1h
  • PLP 257/2016: Desmonte do Estado Brasileiro para Servir ao Pagamento de uma Dívida Nunca Auditada: [Leia aqui]
  • PLP 257/2016 Transforma a União em Seguradora Internacional para Investidores e Garante Remuneração da Sobra de Caixa de Bancos: http://goo.gl/YTaWm3
  • Auditoria Cidadã da Dívida lutará ao lado dos Servidores para barrar PLP 257/16:http://goo.gl/NM0qgy
  • Em debate no Senado, Auditoria Cidadã denuncia ilegalidades no PLP 257/16:http://goo.gl/w63Lho
  • Mesa Redonda sobre Dívida Pública e PLP 257 - INTERLEGIS 2016 (VÍDEO):http://goo.gl/yAb3M6


FÓRUM DE ENTIDADES

A ADCPII e SINDISCOPE convidam para 09/06/2016, quinta-feira, 18:30h no Auditório Mário Lago - primeira reunião do Fórum de Entidades do Colégio Pedro II.


TEATRO DOS HORRORES

Em cartaz: O GOLPE


A Câmara dos Deputados autorizou no domingo, 17 de abril de 2016, a admissibilidade do processo de cassação da presidenta Dilma Rousseff, eleita, democraticamente, por 54 milhões de brasileiros e brasileiras. Transmitida ao vivo, a sessão no Congresso Nacional mostrou uma instituição em que o debate político, que devia ser sua maior finalidade, não esteve presente. Ao se identificarem com as cores verde e amarela, as justificativas apresentadas por deputados e deputadas que votaram pelo SIM ao impeachment feriram de morte a imagem do país que afirmavam zelar. Naquele momento, as cores nacionais passaram a representar algo do qual não nos podemos orgulhar. As notícias que tivemos oportunidade de acompanhar na imprensa internacional, no dia seguinte, dirigiam críticas severas ao que lá se passara e se converteram em motivos de vergonha para brasileiros e brasileiras.


As justificativas apresentadas para o voto SIM foram constrangedoras para quem esperava um debate político sério. Se familiares, se adeptos dessa ou daquela religião, se possíveis eleitores (digo possíveis porque apenas 36 dos 513 deputados foram eleitos com votos próprios), se parentes falecidos foram homenageados, nós – que esperávamos ver em debate o que se propõe com o afastamento da atual presidenta eleita e as razões para os votos dados - não nos sentimos contemplados. Mais do que isso, ficamos perplexos com o comportamento daqueles que deveriam fazer da política um ato pedagógico de qualidade, mas que, muito pelo contrário, protagonizaram uma prática que, além de nos envergonhar, só faz produzir analfabetismo político. Foram, enfim, 367 justificativas em que o privado substituiu o caráter público que deve nortear as ações emanadas do poder legislativo.


Continua aqui


“SE O DIREITO À EDUCAÇÃO LHES É NEGADO, OCUPAR É UM DEVER!”

Fonte: (https://www.facebook.com/EscolasRJemLuta/?fref=ts)

Maria Cristina da Silva Galvão - professora do Campus SCI

Entendemos que nunca será digno um país, estado ou cidade que não oferte às suas crianças e jovens a educação que lhes é de direito. Os alunos secundaristas do Rio de Janeiro estão, de fato, pondo a educação nos trilhos, com sua organização política autogestionada no movimento de ocupação das escolas estaduais!


A diretoria da ADCPII esteve presente por duas vezes em uma escola estadual ocupada.


Continua aqui...

ADCPII E SINDSCOPE NA LUTA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESTADUAL


Com intuito de contribuir com as atividades desenvolvidas nas escolas estaduais, a diretoria da ADCPII, juntamente com o SINDSCOPE, disponibiliza a planilha abaixo, produzida pela UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, organizando a doação de aulas para que os servidores do CPII interessados em colaborar com o movimento registrem suas disponibilidades de dias, turnos, escola ou escolas de preferência e temas de oficinas que possam desenvolver. O próximo passo será dado pelos próprios membros do movimento Ocupa Escola e estudantes das escolas ocupadas, que entrarão em contato com os servidores de acordo com o interesse nas oficinas.


“É preciso estar atento e forte!”

Segue o link para a planilha: http://psfl.in/1nl



A DRAMÁTICA SITUAÇÃO DE UMA APOSENTADA

Vania Maria de Souza Alvarim, professora aposentada do CPII




    Ela leu a notícia e não acreditou. Ficaria sem receber a sua aposentadoria naquele mês, porque o governo, por decreto, suspendeu o seu pagamento. Desesperada, ficou pensando: “Como se sustentaria? Como pagaria as contas? Como compraria seus remédios? Como poderia ajudar a família de seu filho desempregado?” A solução que encontrou foi fazer dívidas, usando o seu cartão de crédito. Ela não entendia e procurava o porquê disso estar acontecendo. “O governo diz não ter dinheiro. Mas, como tinha dinheiro para fazer grandes e caras obras? Se não tinha dinheiro, como concedeu bilhões de isenção fiscal para grandes empresas? As contas do governo estão corretas? É preciso verificá-las. Será que o problema seria mesmo falta de recursos ou uma mentalidade que não valoriza o aposentado? Os aposentados já foram até chamados de vagabundos por um presidente. Mas ela trabalhou duro, contribuiu para a previdência pública para ter uma velhice digna e se aposentou segundo as regras traçadas pelo próprio governo.” Esperançosa, soube que um juiz tinha concedido uma liminar para que o governo pagasse aos aposentados e pensionistas. Esperou, mas o governo ainda não depositou seus proventos, mais uma vez alegando não ter dinheiro. Enquanto isso não acontece, continua sobrevivendo graças ao cartão de crédito.


      O texto acima é uma obra de ficção, mas foi baseado em fatos que, infelizmente, os mais de 130 mil aposentados e pensionistas do Estado do Rio de Janeiro estão vivenciando. Escrevi o texto nesse formato, porque é preciso ter um mínimo de empatia para que a solidariedade possa ser plena. Mas solidariedade se concretiza com ações. Que ações poderemos fazer para ajudar esses aposentados e servidores? Que ações poderemos fazer para que tal prática não se naturalize?


      Eu, apesar de considerar que estamos vivendo num período de trevas, ainda acredito que um dia teremos uma sociedade mais justa e solidária, onde os aposentados serão, de fato, respeitados e não serão vistos como um peso para a sociedade. Quero e preciso acreditar na fala do filho de uma amiga que, diante da tristeza dela com o atual cenário político, a consola dizendo: “Mãe, fique tranquila, nós, os mais novos, vamos mudar esse país! Pode confiar!”


Eu confio!


Na segunda (25), os desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio decidiram suspender liminarmente o decreto estadual 45.628/16, que adiou para maio o pagamento dos salários de março a aposentados e pensionistas. Segundo divulgado na imprensa, os pagamentos dos salários dos aposentados e pensionistas foram realizados nesta quinta-feira.




PENDÊNCIAS JURÍDICAS



No nosso boletim do dia 01/04/2106 fizemos um primeiro convite, a todos associados e associadas, para que atentassem para pendências jurídicas que, eventualmente, tivessem com o Colégio Pedro II. Naquela ocasião, demos algumas indicações de como proceder. reforçamos os procedimentos sugeridos.


  • Solicite, administrativamente, via protocolo geral, aquilo que você julga ser seu direito (abono permanência, atrasados não pagos de mudança de nível, atrasados reconhecidos pela escola etc.).

  • Caso a resposta administrativa seja negativa, peça a cópia impressa do processo. O protocolo tem usado do expediente de solicitar que o servidor faça uma declaração renunciando a disputa jurídica sobre o objeto do pedido. A orientação jurídica é não assinar a declaração. Já existe uma representação da ADCPII feita ao colégio (em 21/12/15) sobre esta renúncia de direitos, que até 15/3/16 ainda não havia recebido resposta! Há também, por parte da nossa assessoria  jurídica, uma provocação ao Ministério Público Federal, sobre este Assédio Moral, caracterizado por este pedido de assinatura da referida declaração.

  • Com a cópia do processo administrativo procurar o plantão jurídico da ADCPII no qual, para cada caso particular, serão dadas as instruções necessárias para os futuros desdobramentos jurídicos.

​​

    Não é demais informar que já existe um processo deferido sobre a questão do Abono Permanência, de modo que há uma perspectiva positiva de sucesso em ações judiciais correlatas!


  Portanto, reivindique seus direitos e, em caso de não atendimento, entre em contato com os plantões jurídicos da ADCPII.



DEBATE





PESQUISA COM NOSSOS ASSOCIADOS

Caro associado, nós da gestão "podemos muito, podemos mais" desejamos melhorar nossa comunicação com nossos associados. Para isso, sua contribuição é fundamental. Pedimos que você responda 4 perguntinhas sobre a comunicação da ADCPII com seus associados. É rápido e não tomará  mais do que 2 minutos!


Para responder nossa pesquisa aponte seu navegador para:

http://psfl.in/pesqg-adcpii



CINE-DEBATE:

COMEMORAR E REFLETIR



Sucesso! Em nossa primeira atividade conjunta de 2016, com o SINDSCOPE, exibimos o filme "As Sufragistas" seguido de um rápido e rico debate (por conta do horário).


Cerca de 50 pessoas estiveram presentes e puderam dialogar com duas militantes do movimento feminista sobre as questões abordadas no filme. Maiores detalhes desse evento no nosso próximo boletim.

Abertura com Profª Magda e Profª Cristina Galvão

Debatedoras no Evento Sufragistas

Da esquerda para direita: Márcia do "Mulheres em Luta" e Eloá (SCIII) do "Feminismo 3/4"



CINE-DEBATE:

COMEMORAR E REFLETIR



Imperdível, hoje (09/03/2016), às 18:30h no Anfiteatro C do Campus São Cristóvão III, uma atividade conjunta com o SINDSCOPE. Será exibido (seguido de debate) o filme "As Sufragistas". Maiores detalhes veja no nosso boletim.



NOVA DIRETORIA E NOVO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ADCPII

TOMARAM POSSE  EM 19 DE FEVEREIRO


Às 14 horas, na sede da ADCPII, teve lugar a cerimônia de posse da nova Diretoria e do novo Conselho de Representantes da ADCPII. Podemos muito, podemos mais! Saiba mais no nosso boletim.


Fevereiro de 2016:

RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES



Desejamos a toda a comunidade um bom retorno às atividades escolares. Decerto todos precisaremos de alegria e garra para mais um ano de trabalho e os desafios dele decorrentes.




A Diretoria da ADCPII une-se aos movimentos sociais na defesa do Estado Democrático de Direito visando à construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Nesse sentido, se manifesta contrariamente ao impeachment da presidente Dilma Roussef, ratificando  manifestos que vêm sendo escritos por diversos grupos e entidades, como o que foi assinado pelo CONIF em 10 de dezembro de 2015.  [Leia aqui]



DE CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO


Muita animação e alegria por estarmos juntos encerrando mais um ano de trabalho.

Veja as fotos da festa aqui.




Eleições dias 9 e 10 de dezembro para a nova Diretoria e o novo Conselho de Representantes da ADCPII.


         Docentes em exercício votam no seu campus de lotação; aposentados, no campus de sua preferência; docentes atuando na Reitoria e Pró-Reitorias, urna no térreo do prédio da Reitoria.

Horários da votação:


·  campi com 3 turnos (Humaitá II, Centro, Tijuca II, Engenho Novo II, Realengo II):  8 às 20 ;


·  campi com 2 turnos (Humaitá I, São Cristóvão I, São Cristóvão II, São Cristóvão III, Tijuca I, Engenho Novo I, Niterói):  9 às 17 ;

·   Reitoria e campi com menos de 15 associados (Caxias, Realengo I e Realengo Ed. Infantil): 10 às 14.




DEBATE EM SÃO CRISTÓVÃO“PÚBLICO X PRIVADO NAS MÍDIAS E REDES SOCIAIS”

      Numa parceria inovadora, os campi São Cristóvão I, II e III, a Comissão de Responsáveis, o Grêmio Estudantil, a ADCPII e o Sindscope promoverão um debate com palestrantes convidados e a comunidade escolar (alunos, responsáveis, professores e técnicos) para uma reflexão e discussão sobre questões referentes ao uso das redes sociais e à atuação da mídia no que diz respeito ao que pode/deve ser público ou privado.


Anotem na agenda e não percam.


Dia: 10 de dezembro de 2015

Horário: 11:30 a 13:30 

Local: Teatro Mário Lago


Para saber mais, leia a matéria no boletim nº 19






Eleições ADCPIICHAPA “PODEMOS MUITO / PODEMOS MAIS”


        Conheça quem são os componentes e a plataforma da chapa “PODEMOS MUITO/PODEMOS MAIS” que teve sua inscrição homologada para concorrer à Diretoria da ADCPII no biênio 2016-2017.  


Leia o Boletim Eletrônico Nº 20. 




Eleições ADCPII: CONSELHO DE REPRESENTANTES

· Humaitá II: Silvana Martins Bayma e Osmar Soares


· Centro: Manoel de Carvalho Almeida e Flávio Morais Lima


· São Cristóvão I: Neila M. Espíndola e Danielle de Oliveira Ribeiro / Regina Coeli Moura de Macedo e Teresa Ventura de Andrade


· São Cristóvão II: Adérito Picamilho Pimenta Anamaria Pantoja Massunaga


· Tijuca I: Cláudia Maria Simões dos Reis Navegantes de Oliveira e Pillar Alves Paladini


· Engenho Novo II: Márcia Maretti e Márcia Marin Vianna


· Realengo II: Eduardo Prestes Massena e Luiz Paulo dos Santos Monteiro


· Realengo UEI: Luciana Helena Monsores e Pablo Luiz de Faria Vieira da Silva


  • Aposentados: Ana de Oliveira e Paulo Rogério Sily / Silvia Regina Guimarães Morgado e Yvonne Maria de Castro Araújo






IV SEMINÁRIO  ESCRITA DOCENTE E DISCENTE


Este também é para anotar na agenda


Dia: 3 de dezembro de 2015 de 9:00 a 19:00

Local: Teatro Mario Lago (São Cristóvão)


Para saber mais, leia a matéria no boletim nº 19





ADCPII DISCUTE A REGULAMENTAÇÃO

DA ALTERAÇÃO DE REGIME DE TRABALHO NO CPII

       Estão sendo estudadas algumas alterações nas regras para a mudança de regime de trabalho no CPII.  A ADCPII está atenta à questão e já começou a

debater o assunto. Saiba mais aqui.






NENHUMA ESCOLA A MENOS! 

     NOSSO APOIO AOS ALUNOS E PROFESSORES DO ESTADO DE SÃO PAULO. A SUA LUTA É A NOSSA LUTA







ADCPII REALIZA ELEIÇÕES

PARA A NOVA DIRETORIA E PARA O NOVO CONSELHO DE REPRESENTANTES


      Nos dias 9 e 10 serão realizadas eleições para a escolha da nova Diretoria da Associação, bem como do novo Conselho de Representantes, que tomarão posse em fevereiro de 2016.

Os associados da ativa votarão nos seus campi de trabalho; os aposentados e os lotados na Reitoria e nas Pró-Reitorias votarão no campus de sua escolha.

      Para a Diretoria da ADCPII a inscrição da chapa  “Podemos muito / podemos mais” foi homologada. Para o Conselho de Representantes inscreveram-se chapas nos campi Humaitá II, Centro, São Cristóvão I, São Cristóvão II, Tijuca I, Realengo II, Realengo UEI, bem como para a representação dos professores e professoras aposentados(as).


Compareçam às urnas!

Para saber mais, leia a matéria no boletim nº 19. 



ELEIÇÕES PARA A NOVA DIRETORIA E O NOVO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ADCPII .

Calendário eleitoral: 

 inscrições de chapas: de 23 a 30 de novembro; 

 homologação das chapas : 1º de dezembro; 

 campanha: de 2 a 8 de dezembro;

 eleições: 9 e 10 de dezembro

 divulgação do resultado: 11 de dezembro; 

 posse: fevereiro de 2016. 

Para saber mais, leia a matéria no boletim nº 17.




CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA


Pauta

     *  Eleições para a nova Diretoria e novo Conselho de Representantes

     *  Regime de trabalho docente  


Data: 11 de novembro de 2015 

Horário: 18h30min

Local: Sala 50 do Campus São Cristóvão III

Contamos   com  a  participação  de  todos(as)  os(as)  associados(as)!




DIA DO MESTRE FOI COMEMORADO COM MUITA ANIMAÇÃO.

 Veja as fotos aqui.​


________________________________________________________________________________________________________________________________________

15 DE OUTUBRO, DIA DO MESTRE

        A Associação de Docentes do Colégio Pedro II parabeniza os professores e professoras nesse dia tão especial, de reconhecimento de sua importância e de seu valor na sociedade.


Comemoração do DIA DO MESTRE

Data: 17 de outubro, sábado, às 13 horas.  

Local: Restaurante Ernesto – Largo da Lapa, 41 (Centro)

Valor: grátis para os associados (com exceção das bebidas e sobremesa consumidas)

Acompanhantes:  caso o associado queira levar um convidado, o custo será de R$ 20,00. A partir do segundo, R$ 45,00 cada um. As bebidas e a sobremesa são à parte.


________________________________________________________________________________________________________________________________________

INSTRUÇÕES PARA A ELABORAÇÃO E ENVIO DE ARTIGOS PARA "EDUCAÇÃO EM PAUTA":

Os autores deverão informar o Departamento ao qual pertencem e o campus em que trabalham;

·         os artigos deverão ter, no máximo, 16 mil caracteres com espaço;

·         as eventuais ilustrações para os artigos (fotos, imagens etc.) deverão ser enviadas com as devidas legendas;

·         não é necessário inserir “resumo” e “palavras-chave”;

·         o endereço eletrônico para o envio dos artigos é secretaria@adcpii.com.br.



________________________________________________________________________________________________________________________________________

REGULAMENTAÇÃO DA ALTERAÇÃO DE REGIME DE TRABALHO NO CPII. 


          No último dia 28, associados e diretoria da ADCPII se reuniram à Assessoria Jurídica da entidade para discutir a proposta apresentada pela CPPD (Comissão Permanente de Pessoal Docente) em relação à regulamentação de alterações de regime de trabalho dos docentes do CPII, a ser discutida e votada no CONSUP.

Dentre os vários pontos discutidos, os presentes consideraram relevante reafirmar que toda e qualquer regulamentação feita no Colégio deve ter como princípio garantir e buscar ampliar os direitos dos docentes, jamais trazendo itens que os limitem.

É importante também ressaltar que um ponto fundamental, a dedicação exclusiva, necessita ser rediscutida no Colégio a partir de parâmetros pedagógicos. Esses parâmetros deveriam ser os norteadores da alteração do regime de trabalho.

Todos estes assuntos precisam ser pautados no Conselho Superior, para que o debate seja compartilhado e para que seja coletiva a decisão sobre importantes processos que impactam toda a comunidade escolar.


________________________________________________________________________________________________________________________________________

ENCONTRO DE APOSENTADOS  

          Nosso tradicional Encontro de Aposentados desta vez será no Jardim Botânico.

Teremos uma visita guiada seguida de lanche, quando teremos oportunidade de prolongar o bate-papo com os amigos.

Data: 24 de novembro.

Local e horário de encontro: Rua Jardim Botânico, 1008, às 13h30min, perto da bilheteria.

Inscrições:  até dia 19 de novembro, pelo telefone da ADCPII.

Obs.: Caso chova, o evento será adiado.

Solicitamos a nossos associados que auxiliem na divulgação do evento, uma vez que o envio de correspondência via Correio está prejudicado pela greve que houve no setor.